Notícias :: Academia Vicentina Celebra Aniversário com EXPOARTE e Tributo à Cultura Cigana

São Vicente, 26/09/2025 – A Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios Frei Gaspar da Madre de Deus realizou o evento "CERIMONIAL EXPOARTE/2025” no Espaço Acadêmico Ilha Porchat, celebrando três anos de instalação do espaço em parceria com o Ilha Porchat Clube, além dos 19 anos da própria Academia.
O evento festivo contou com uma dupla programação:
1. A "Expoarte", uma linda exposição de Artes Visuais e Técnicas Artísticas, coordenada pelos acadêmicos Israel Diniz e Nádya Righetti.
2. "Tributo à Cultura Cigana", sob a coordenação da acadêmica Enaide Freire, com desfile, danças e oráculos.
Destaques e Homenagens
A Presidente da Academia, Sônia Maria Ferreira Delsin, conduziu o cerimonial e agradeceu a todos os envolvidos, incluindo o Secretário de Cultura de São Vicente, Alexandre Rodrigues, pelo transporte e segurança, e o Rodrigo Ferreira Delsin pela assessoria e colaboração.
O evento contou com a presença de autoridades, como Daniela Rabelo, representando o Secretário de Cultura; Paulo Costa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente; e Christiam Santos Justo, diretor do Ilha Porchat Clube. O cerimonial incluiu a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino de São Vicente e o hino da Academia.
Programação Cultural e Artística
A exposição de artes e poesias contou com os seguintes Acadêmicos e Associados expositores:
Artes Visuais: Clarice Capusso “in Memorian”; Deise Domingues Giannini; Gilberto Grecco; Helga Suss; Israel Diniz; Jaira Presa; Marcia Guiselini Jardim; Marina Oliveira; Nadya Righetti; Patricia Helena Braz dos Santos; Ruben Espinoza e Sonia Maria Ferreira Delsin.
Poesias: Jardel Pacheco; Chiou Ruye Ling; Mario Azevedo Alexandre; Deise Domingues Giannini; Marcia Guizelini Jardim; Maurilio Tadeu Campos; Jaira Presa ; e Patricia Helena Braz dos Santos.
A segunda etapa da noite
Tributo à Cultura Cigana, teve seu ápice com diversas apresentações:
- As fundadoras da Academia entraram em destaque, seguidas por uma performance de cigana desfilando. Houve a leitura de poesia por Cida Micossi.
- Apresentações de dança com Soraya Toledo e Igor Benin.
- Desfiles de acessórios e roupas ciganas.
- Uma performance da acadêmica Marcia Jardim em homenagem do Brasil ao povo cigano.
- O grupo "Brilho de Sol", com a Prof.ª Clarice Franco e suas alunas, apresentou duas danças.
Veja a galeria de fotos:
Galeria de fotos
Tags da Notícia