(13) 3468-3944 | (13) 98118-9918
21 de junho de 2012

Notícias :: Homenagem ao Acadêmico Antoine Lascane


Em 2012, Lascani foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Vicente. Ele recebeu o título de Cidadão Vicentino, pelos serviços prestados ao município, além de ter sido membro e acadêmico da Academia Santista e Vicentina de Letras.

Em 28 de maio de 1934, Antoine Anis Lascani nascia na cidade de Antioquia, na Turquia. Com cinco anos foi para Beirute, no Líbano, e veio para o Brasil com 20 anos. Sempre mostrou muito amor pela bandeira azul, verde e amarela, em especial, pela Baixada Santista. Residiu em São Paulo por pouco tempo, pois foi em São Vicente que morou e comprou sua loja de roupas. Ele foi campeão paulista de Tênis de Mesa e dirigiu a equipe campeã nacional da modalidade. Com orgulho, ele contava que a paixão pelo Clube só aumentava e se tornou Atleta Laureado em 25 de junho de 1976. Foi conselheiro do Inter por mais de 20 anos.

Além de contribuir para a história do Clube Internacional Regatas e fazer inúmeras poesias para o Vermelhinho da Ponta da Praia, o escritor e poeta também recebeu diversos títulos. Foi laureado pela Academia de Letras de Paris, Embaixador Universal da Paz pela Suíça, cônsul dos poetas Del Mundo 3300 poetas internacionais, presidente nacional da Academia Árabe Brasileira de Letras, membro da Academia Gaucha e Baiana de Letras e mestre de cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Uma de suas grandes conquistas foi o prêmio nacional de poesia, sobre menor abandonado, que venceu entre 14.346 concorrentes. Seu ultimo trabalho foi um recorde: 660 versos sobre o Brasil, retratando diversos assuntos. No mundo, ele foi o único poeta que escreveu versos em português e árabe.

Quando era questionado sobre o motivo de não ter constituído família, Lascani respondia: “Eu sou sorridente. Já viu algum homem casado sorrir?”, e ainda declamava um poema rapidamente, comprovando seu discurso: “Santo Antonio casamenteiro; Que já casou tanta gente; Viveu só, morreu solteiro; Ó santinho inteligente”.

Veja a galeria de Fotos

Galeria de fotos

para o topo da página