Notícias :: Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio é oficialmente fundado em Santos com forte apoio acadêmico

Foi realizada no dia 16 de outubro de 2025, no Centro Português de Santos, localizado na Rua Amador Bueno, nº 188, no Centro Histórico, a solenidade de criação e fundação do Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio. O evento, que contou com um ambiente repleto de tradição, cultura e espírito comunitário, marca um passo importante para o avanço do pensamento científico e a valorização das ciências sociais na região.
Durante a cerimônia, foi celebrado um convênio entre o novo Instituto e a Universidade Federal de São Paulo, reforçando a parceria entre instituições comprometidas com o progresso, a cultura e o serviço ao bem comum. O ato também homenageou importantes personalidades santistas, reconhecendo suas contribuições relevantes ao desenvolvimento e à história da cidade.
A Academia Vicentina esteve representada pela presidente Sônia Maria Ferreira Delsin, uma das homenageadas, além dos associados Flávio Viegas Amoreira, que encerrou as falas com um discurso, e José Geraldo Gomes Barbosa, presidente do Instituto, que conduziu a celebração com distinção. O acadêmico Edson Santana do Carmo foi o cerimonialista do evento e deverá integrar a Diretoria da nova instituição.
Também participaram do evento personalidades como Deise Domingues Gianinni, Carlos Alberto Indalécio, Cida Micossi, Jaira Presa, Chiou Ruey Ling, Márcia Gouveia, Eduardo Filetti, Paulo Eduardo Costa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Maria Luiza Paiva Diniz, Maria Zilda Cruz, presidente da Academia Feminina Santista de Letras, Augusto Cesar Esteva, presidente da Academia de Letras de Praia Grande, Eunice Tomé e Rosa da Praia Grande.
Veja abaixo a galeria de fotos
Galeria de fotos
Tags da Notícia